top of page

BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA



Na década de 90, na região do Centro Industrial Mauá e da Vila Zumbi dos Palmares - no Município de Colombo/PR, percebeu-se um grande número de crianças de 0 a 6 anos de idade, em situação de vulnerabilidade e sem acesso à educação. Visando oferecer um lugar seguro, acolhedor e um ensino de qualidade para estes pequenos, a Irmandade Evangélica Betânia (IEB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Colombo, construiu um espaço para o desenvolvimento deste projeto.

Assim, em 11 de outubro de 1997, foi inaugurado o Centro de Educação Infantil Betânia. Começou atendendo, neste final de ano, 30 crianças. No início de 1998 foram admitidas mais trinta crianças, perfazendo o número de 60 crianças. Estes eram atendidos num espaço físico de 04 salas de aula, contendo um banheiro e uma copa em cada uma delas. Tendo ainda, nesta edificação, 01 secretaria/direção; 01 sala de professores; 01 cozinha; 02 banheiros para funcionários e visitantes; 01 almoxarifado; 01 depósito de alimentos; 01 lavanderia e pátio aberto.

Diante do contexto histórico social e das demandas da comunidade, ao final de 1998 a IEB, decidiu aumentar a oferta de vagas para a Educação Infantil. Além disto, ofertou para crianças já inseridos nesta instituição que estavam indo para o Ensino Fundamental, o Projeto de Contraturno Escolar. Este Projeto, em parceria com a Escola Municipal Barão de Mauá, situada em frente a este Centro de Educação, tinha a intenção de diminuir a reprovação/evasão escolar e de unir esforços pedagógicos almejando a excelência na formação integral do ser humano.

Assim, foi iniciada a primeira ampliação com a construção, em continuidade do prédio original, de mais duas salas. Cada sala com seu próprio banheiro e uma copa entre as duas. Acima destas, foi construído um salão para reunião com pais, festas, aulas de musicalização entre outras. Desta forma, em 1999 este Centro de Educação, passou a atender 90 crianças de 0 a 6 anos – Educação Infantil e 10 crianças de 1ª série, no Contraturno escolar. Tendo como número total de matriculados, 100 crianças.

No ano de 2002, o número de crianças do Contraturno Escolar excedia a capacidade de atendimento e foi necessária nova ampliação de espaço. Desta vez, foi construído um prédio próprio para Contraturno contendo: 03 salas de aula com banheiro e pequeno depósito dentro; 01 sala de coordenação pedagógica; 01 sala de professores; 01 laboratório de informática; 01 banheiro para adultos; 01refeitório; 01 copa, 01 lavanderia, 01 hall, uma área de lazer com quadra de areia e playground. Com a capacidade de atender 150 crianças, sendo 75 crianças em cada período, este prédio foi inaugurado em 12 de março de 2003. Assim, em 2003 este Centro de Educação, passou a atender: 120 crianças de 0 a 6 anos - Educação Infantil e 150 crianças de 7 a 12 anos – Contraturno Escolar.

Em 2008, para aumentar a capacidade de atendimento na Educação Infantil, foi construído mais um prédio contendo: 04 salas de aula, com banheiro e copa em cada uma delas; 01sala multifuncional (videoteca, biblioteca e brinquedoteca); 01 sala para apoio (atendimento psicoterápico/ psicopedagógico/ fonoaudiólogo); 01 banheiro para funcionários e visitas; 01 almoxarifado; 01 hall e ampla varanda. Com esta ampliação, este Centro de Educação, ficou com a capacidade de atender 218 crianças na Educação Infantil, em período integral e 150 crianças no Contraturno.

A partir de 2014, esta Instituição encerrou o atendimento que fazia, em um dos prédios, às crianças em contraturno escolar. Com isto, o prédio, após as adaptações devidas, ficou disponível para a ampliação de vagas para a Educação Infantil.

Desde então o Centro de Educação Infantil Betânia ampliou o seu atendimento. Atualmente estamos atendendo 300 crianças de 1 a 5 anos em período integral, oferecemos um ambiente, educativo, filantrópico, com alimentação de qualidade nutricional para a Educação Infantil. O Centro de educação Infantil Betânia vai além da educação, expressa a diaconia da missão Irmandade Evangélica Betânia, através do seu trabalho.






Posts recentes

Ver tudo

Noite especial de Formatura no CEISB

Na última sexta, dia 24/11, tivemos uma noite especial no CEISB: a formatura da educação infantil! Durante a formatura tivemos momentos emocionantes das famílias por verem suas preciosidades encerrare

bottom of page