Protocolo de Biossegurança
Centro de Educação Infantil Betânia
Ano Letivo 2022

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PROTOCOLO DE RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES

 

Este protocolo, elaborado em conformidade com as diretrizes previstas no Decreto Estadual N° 6637 de 20/01/2021, Resolução SESA N° 977/2021 e 5226/2021 Seed PR, e a nova Resolução SESA Nº 36/2022,  apresenta os procedimentos a serem realizados pelo Centro de Educação Infantil Betânia para   o atendimento das atividades escolares referentes ao ano letivo de 2022, a fim de manter as medidas de prevenção e controle da COVID-19.

                                                                    

 

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANCA

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL BETÂNIA - ANO LETIVO 2022

 

CONTEÚDO

 

 

1.  INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)

  1. O QUE É COVID-19?

  2. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA COVID – 19?

  3. COMO O NOVO CORONAVÍRUS SE PROPAGA?

  4. QUAL é O TRATAMENTO PARA A COVID – 19?

  5. COMO É POSSÍVEL REDUZIR OU PREVENIR A PROPAGAÇÃO DA COVID – 19?

 

2.  INTRODUÇÃO

 

3. PRINCIPAIS AÇÕES

  1. ESCOLA

  2. FAMÍLIA

  3. ALUNOS

 

4. ROTINA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO

  1.  CHEGADA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO

  2. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

    1. INFORMATIVOS SOBRE AS REGRAS

    2. SALA DE AULA

    3. PARQUE

  3.  REFEIÇÕES

  4. USO DO BANHEIRO

  5. SONINHO

 

5. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

 

1. INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)

 

  1. 1-O que é COVID-19?

COVID-19 é a doença causada por um novo tipo de Coronavírus. ‘C’ de corona, ‘VI’ de vírus e ‘D’ para doença.

   1.2-Quais são os sintomas da COVID -19?

Os sintomas podem incluir febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia ou dificuldades respiratórias. Mais raramente, a doença pode ser fatal. Esses sintomas são semelhantes aos da gripe (influenza) ou do resfriado comum, que são muito mais frequentes do que COVID-19. É por isso que os testes são necessários para confirmar se alguém tem COVID-19.

  1. 3-Como o NOVO CORONAVÍRUS se propaga?

O vírus é transmitido pelo contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (geradas por tosse e espirros). Indivíduos também podem ser infectados por superfícies contaminadas pelo vírus e pelo toque no rosto (por exemplo: olhos, nariz e boca). O vírus pode sobreviver em superfícies por várias horas, mas desinfetantes simples podem matá-lo.

  1. 4-Qual é o tratamento para a COVID-19?

Muitos dos sintomas podem ser tratados logo que a doença for confirmada. Por isso deve-se procurar logo o atendimento médico. Isso pode tornar a doença menos perigosa.

  1. 5-Como é possível reduzir ou prevenir a propagação da COVID-19?

✓ permanecer em casa quando estiver doente;

✓ cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou um lenço de papel quando espirrar ou tossir, e jogar o lenço usado fora imediatamente;

✓ lavar as mãos frequentemente com água e sabão;

✓ limpar objetos de contato frequente.

 

2. INTRODUÇÃO

 

A rotina de todos, no mundo inteiro, foi bruscamente modificada com a chegada do NOVO CORONAVÍRUS. A pandemia trouxe insegurança, medos, ansiedades e rotinas mais enfáticas quanto aos hábitos de higiene. Mas também criou a oportunidade de momentos de reflexão sobre o que realmente importa, a VIDA! 

Nesse protocolo de biossegurança serão fornecidas informações sobre como será o atendimento das crianças no Centro de Educação e orientações a serem seguidas pelos agentes escolares, famílias e alunos.

 

3.PRINCIPAIS AÇÕES

 

3.1-ESCOLA

A Comissão de prevenção, monitoramento e controle da COVID-19 do Centro de Educação Betânia realizou reuniões frequentes para traçar estratégias para o retorno das aulas presenciais.

Ações para o bem-estar de todos: alunos, familiares e colaboradores, foram pensadas com muita responsabilidade. 

São elas;

  • Alunos, professores e colaboradores doentes ou com sintomas não deverão frequentar o Centro de Educação;

  • A equipe escolar e alunos regularmente farão a lavagem das mãos com água limpa e sabão, e o uso de álcool em gel;

  • A limpeza e a desinfecção de ambientes e de superfícies do Centro de Educação serão realizadas diariamente, e sempre que necessário;

  • Brinquedos e utensílios de tecidos serão removidos. As cobertas para o momento do soninho serão de uso individual e lavadas com frequência.

  •  Locais com possibilidade de concentração e aglomeração de pessoas, devem manter cartazes informativos com aleta de capacidade máxima de lotação permitida.

  • As informações serão atualizadas de acordo com as divulgações realizadas por órgãos competentes, e socializadas pelos canais de comunicação utilizados,

  • O Centro de Educação promoverá o acolhimento dos alunos para que se sintam seguros dentro do ambiente escolar;

  • Os alunos que apresentarem dificuldades de aprendizado serão acompanhados com atividades de reforço;

  • A fim de promover o acompanhamento dos alunos o Centro de Educação realizará com maior frequência reunião com os pais e responsáveis;

  • Os alunos que necessitam de atendimento especializado serão assistidos normalmente, a critério das famílias, sem prejuízos da qualidade em seu desenvolvimento.

  • O atendimento ao público será feito virtualmente ou via telefone. Havendo a necessidade de atendimento presencial serão realizados agendamentos;

  • O Centro de Educação manterá as empresas de transporte escolar que prestam serviços aos seus alunos, informadas acerca dos protocolos necessários para o atendimento adequado nesta modalidade.


Essas ações visam manter o principal objetivo, uma educação de qualidade, priorizando o desenvolvimento integral dos alunos, cognitiva, emocional e espiritualmente.

3.2-FAMÍLIA

A atuação da família e a parceria com o Centro de Educação têm papel fundamental no desenvolvimento da criança.

Neste momento, de retorno às aulas presenciais, a família exercerá, ainda mais, o papel de transmitir segurança para a criança demonstrando a ela que o Centro de Educação está preparando o retorno e se preocupa com a segurança de todos.

O estado emocional da criança é essencial para o seu desenvolvimento integral e para o seu relacionamento interpessoal.

Orientamos as famílias que:

  • Monitorem a saúde da sua criança; caso esteja doente ou apresente algum sintoma como febre e mal-estar, não a levem para o Centro de Educação;

  • Criem e ensinem boas práticas de higiene;

  • Orientem sua criança na utilização da máscara;

  • Dialoguem sobre o distanciamento entre ela, colegas e professores; abraços, beijos, apertos de mão não poderão acontecer; no momento será necessário criar novas formas de expressarmos o afeto, mas é para o bem de todos;

  • No momento o contato com o Centro de Educação também respeitem o distanciamento, priorizando a comunicação por meio de telefone e WhatsApp;

  •  Busquem orientação médica caso a sua criança se enquadre em algum grupo de risco (diabetes, hipertensão, problemas respiratórios crônicos, ...); o pediatra orientará se a criança poderá ou não ir para o Centro de Educação, bem como lhe concederá atestados se necessário;

  • Diariamente, envie junto aos materiais pessoais de sua criança estojo ou sacola plástica para armazenamento das máscaras sujas.

 

3.3-ALUNOS

   Os alunos serão orientados à:

  • Lavar sempre as mãos com água e sabão;

  • Utilizar álcool em gel;

  • Não tocar o rosto;

  • Usar máscara;

    • Será necessário mais de uma máscara por dia; indicamos um kit com quatro máscaras;

    • As máscaras utilizadas serão esterilizadas em casa pelo responsável;

  • Limpar os calçados nos tapetes esterilizantes (sanitizantes) que estão nas portas de acesso às salas;

  • Usar o kit de materiais escolares e de brinquedos, individuais, para a realização das atividades e tempo de brincadeira. Os materiais de uso coletivos serão utilizados com a supervisão de um adulto e higienizados sempre que utilizados;

  • Nenhum material individual (copos, garrafas, brinquedos, lápis, borracha, lanches, entre outros); deve ser compartilhado;

  • O distanciamento entre colegas e professores é necessário; abraços, beijos, apertos de mão não poderão acontecer; no momento será necessário criar novas formas de expressar o afeto;

 

4. ROTINA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO

 

O atendimento dos alunos será prioritariamente presencial.

As crianças que apresentarem sintomas COVID-19 ou se enquadram em algum grupo de risco (diabetes, hipertensão, problemas respiratórios crônicos, ...); deverá procurar um médico que declarará se a criança poderá ou não ir para o Centro de Educação, bem como lhe concederá atestados se necessário. O centro de Educação oferecerá atendimento remoto para as crianças mediante atestado médico.

O atendimento presencial se dará da seguinte forma:

 

4.1-CHEGADA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO.

Os horários de entrada e saída dos alunos serão reduzidos devido à necessidade do cumprimento dos protocolos de prevenção à COVID-19.

Entrada: 7h10’ até 8h

Saída: 16h10’ até 17h30’

A entrada dos alunos ocorrerá pelo acesso principal da instituição, mantendo sempre o distanciamento conforme a demanda.  

ATENÇÃO!

 

Para entrada e permanência no Centro de Educação:

  • Obrigatório o uso de máscara;

  • Obrigatório uso de álcool gel 70% nas mãos;

  • Proibido contato físico (abraços, aperto de mão, colo, beijos);

  • Proibida a circulação de responsáveis;

  • Proibida a aglomeração e permanência de responsáveis na porta de entrada;

  • Obrigatório manter o distanciamento.

 

4.2-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR​​

O Centro de Educação organizará o espaço de maneira a receber os alunos seguindo as orientações em relação à higiene e cuidados com o distanciamento.

4.2.1-Informativos sobre as regras:

  • Cartazes com orientações e informações sobre a prevenção e cuidados, contra a COVID-19, estarão expostos pelo Centro de Educação;

  • A linguagem será simples para facilitar a visualização e a compreensão dos alunos;

  • Cartazes com novas regras e combinados farão parte dos informativos dentro e fora de sala de aula.

 

4.2.2-Salas de aula:

  • Álcool gel 70% estará disponível em todas as salas;

  • Tapetes esterilizantes (sanitizante) estarão nas portas de acesso às salas;

  • As salas serão higienizadas frequentemente (carteiras, mesas, chão, tapete de E.V.A.…);

  • A ventilação natural no ambiente será mantida (janelas e portas abertas);

  • Os alunos usarão kits individuais de brinquedos;

  • Cada aluno terá seu kit de materiais escolares;

  • As atividades serão realizadas seguindo as normas de segurança e distanciamento;

  • Para tomar água as crianças utilizarão garrafas individuais doadas pela instituição. As mesmas permanecerão no Centro de Educação e serão higienizadas diariamente; É proibido o uso de bebedouros onde há a aproximação da boca com o equipamento;

  • Serão realizadas duas trocas de máscara durante o dia; Portanto, além da máscara que já estiver vestida na criança no momento de entrada, as famílias devem enviar três máscaras limpas diariamente (duas para troca e uma reserva).

 

4.2.3-Parque

  • Os espaços externos serão usados com escalas de grupos;

  • As mãos dos alunos deverão ser higienizadas constantemente com álcool gel 70%;

  • Após ao uso os brinquedos serão higienizados.

 

4.3-REFEIÇÕES

  • As refeições serão realizadas em sala de aula observando os protocolos de higiene: os alunos estarão assentados com distanciamento; os adultos que manipulam os alimentos farão uso de toucas, luvas e máscaras; pratos e talheres serão esterilizados com álcool 70%, após lavagem;

 

4.4- USO DO BANHEIRO

  • A professora utilizará luva e máscara (específicos para o momento) para auxiliar os alunos na utilização do banheiro e troca de fraldas.

  • Após uso do banheiro o ambiente será esterilizado com álcool 70%;

 

4.5-SONINHO

  • O momento do soninho será organizado seguindo as recomendações da vigilância sanitária com distanciamento entre as camas.

 

5. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

 

  • Todos os pertences da criança devem ter identificação, inclusive as máscaras.

  • Nenhuma criança ou adulto poderá permanecer no ambiente escolar se estiver manifestando sintomas relacionados à COVID-19. Se os sintomas aparecerem durante o período de aulas presenciais a pessoa será isolada até que possa ser levada por um responsável.  Deve ser escolhido um local com baixa circulação de pessoas, próximo a sanitários e com possibilidade de assegurar o distanciamento físico necessário. Também deve haver janelas para ventilação e troca de ar. O Centro de Educação orientará o encaminhamento médico. O retorno à instituição dependerá de atestado autorizando o mesmo.

  • Crianças acometidas de outras doenças como viroses e infecções bacterianas não devem frequentar o ambiente escolar;

  • Conforme cenário epidemiológico local e, respeitando a decisão das Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, a unidade escolar poderá vir a ser fechada;

  • Em caso de contaminação de COVID-19 nesta unidade de ensino as autoridades competentes serão informadas para que indiquem ou não a necessidade de interdição de ambientes;

  • Nos banheiros e junto às pias serão utilizadas lixeiras com pedal;

  • Professores e demais funcionários utilizarão luvas e face Shields sempre que necessário, além de jaleco e máscara (que serão utilizados permanentemente);

  • A entrada de fornecedores de insumos e prestadores de serviço ocorrerá por acesso secundário. O uso de máscaras será obrigatório;

  • Qualquer intercorrência com o estudante no tempo de permanência na Instituição de Ensino deve ser registrada em caderno de ocorrências e repassada aos familiares;

  • O atendimento ao público ocorrerá mediante agendamento e somente se não puder ser realizado remotamente.

 

Atenção:

 

Este protocolo foi elaborado, será implementado e acompanhado pela comissão designada conforme registro na ata Nº 89 do livro 02.

As informações contidas neste serão socializadas à comunidade escolar por meio de site e WhatsApp.


 

Colombo, 24 de fevereiro de 2022.

 

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ALESSANDRA ILZEHELE DOS SANTOS

RG: 12.438.842-2

TERMO DE COMPROMISSO DE CUMPRIMENTO DE DIRETRIZES ESTABELECIDAS
NO PROTOCOLO DE SEGURANÇA | COVID-19