top of page

101-ATIVIDADES

Olá crianças tudo bem com vocês?

Hoje teremos a nossa oficina de matemática.


Estaremos apresentando o conceito de leve e pesado, para isso pedimos aos responsáveis que

peguem alguns objetos para mostrar para criança e assim poder contextualizar melhor a ideia.

É de extrema relevância que os responsáveis apliquem também a brincadeira sugerida com a

criança, para que assim ela possa experimentar na prática o que lhe é proposto.


Oficina de Matemática casa dos brinquedos.

BRINCADEIRA DO A FUNDA OU NÃO A FUNDA: (Exemplo no vídeo)

- Uma bacia com água

- Objetos leves e pesados (que possam molhar)

Atividade:


RECURSOS

· Papel sulfite;

· Lápis grafite e de cor;

· Furador de papel ou tesourinha;

· Barbante.


EXPERIÊNCIA: LEVE OU PESADO? (Exemplo no vídeo)

· 1 Cabide;

· Barbante;

· 1 objeto leve;

· 1 objeto pesado.

Salientamos que é de extrema importância que seja realizado com a criança está experiência, ela faz parte da atividade registro.

Descrição da atividade:

- Em uma folha sulfite, a criança fará a margem com o auxílio do responsável utilizando o furador ou tesoura irá cortar círculos em volta de toda a folha, em seguida a criança irá passar o barbante entre os furos.

-Na parte de cima da folha, escreva o NOME da criança (cite letra por letra, para que a criança faça a tentativa de escrita do nome com o auxílio do adulto) e a DATA em que a atividade foi realizada.

-Irá dobrar a folha ao meio para demarcar, o responsável escreverá em um lado da folha Leve e no outro Pesado.

- Por fim, a criança irá desenhar e colorir na folha qual é o objeto Leve, e qual é o Pesado, utilizado na experiência.


Nossa atividade ficará assim:

Beijos e abraços das Tias Andreza e Andressa.


Oficina de Matemática casas Arca de Noé e Estações.


Oi galerinha! Hoje iremos trabalhar o conceito de leve e pesado.

Será que o elefante tem o mesmo peso que a formiga? Ou será que ele é mais leve ou mais pesado?

Se você sabe me responder essa pergunta, sinal que já sabe sobre o assunto, parabéns!! Mas sempre podemos aprender mais, não é mesmo!? Então vamos lá!!?


Agora que escutamos nossos amigos Alice e Bernardo nos falaram sobre alguns objetos e se eles são leves ou pesados, vamos ver se realmente sabemos essa diferença entre o leve e o pesado?



Quantas coisas que existem sendo leves e pesadas não é mesmo!? Agora que nós já conhecemos algumas, vamos fazer nossa atividade e procurar mais objetos os classificando como leves ou pesados.


Atividade:



Descrição da Atividade para os pais e Responsáveis:

Em uma folha sulfite, cada criança escreverá seu nome completo e a data do dia, é muito importante cada um escrever sozinho seu nome, se necessário com o auxílio de seu crachá, mas deixar que a criança realize essa escrita ou a tentativa dela sozinha, pois isso é essencial para sua aprendizagem. A margem será feita com os numerais 1,2 e 3 de preferência feitos pelas crianças. As palavras “LEVE” e “PESADO” da atividade as crianças também podem o escrever com o auxílio dos pais ou responsáveis.

Para ajudar ainda mais seu filho a absorver o conceito de leve e pesado, você poderá usar como exemplo objetos que existem na sua casa, comparando um objeto leve e outro pesado, perguntando a criança qual é leve, e qual é o pesado.

Sua ajuda é essencial na aprendizagem de seu filho!

É isso! Juntos somos mais fortes!


Beijos das Tias Luiza e Leticia.

Recadinho especial para a família!


Comments


Logo Centro de Educação e Inclusão Social Betânia

41 3675-6610 

41 2118-7900

Rua Judith Schluga, 629 - Mauá, Colombo - PR

bottom of page