38-ATIVIDADES

Oi amigos!

Tudo bem com vocês? Esperamos que sim!

Vocês já aprenderam sobre o desenvolvimento das abelhas, certo?

Que tal hoje aprendermos sobre o nosso desenvolvimento?


E aí, você sabe quais são as fases do ser humano? Não? Então vamos te contar!

PERÍODO DA INFÂNCIA


Acontece a partir do nosso nascimento, até os 6 anos de idade, onde aprendemos a perceber os nossos 5 sentidos, aprendemos engatinhar e logo depois a andar, correr.

Aprendemos também a comer, primeiro com auxílio de um adulto, e logo seguida sozinhos, começamos fazer os primeiros sons e depois já começamos a falar.

E a partir dos nossos 3 anos é onde mais desenvolvemos nossa independência e autonomia, aprendemos que podemos ir além e descobrir nossas fontes de curiosidades, fazendo ou tentando fazer sem ajuda e com muita dedicação,

É a fase que estamos descobrindo que somos mais capazes do que imaginamos.

PERÍODO DA SEGUNDA INFÂNCIA


Quando nos consideramos crianças grandes, dos 6 aos 11 anos de idade, essa idade é que saímos do CEISB e vamos para a escola (é para lá onde as crianças do infantil 5 irão ano que vem). Essa fase não deixa de ser importante, ela nos abre um novo ciclo para novos conhecimentos e aprendizados.

PERÍODO DA PRÉ- ADOLESCÊNCIA E ADOLESCÊNCIA


Inicia- se dos 11 aos 20 anos, é aí que começamos a desenvolver maturidade e muita responsabilidade, que é algo incrível.




PERÍODO DA VIDA ADULTA


Essa fase inicia- se aos 20 até os 65 anos de idade, e damos sequência na nossa vida de trabalho, estudos, família, e muitas outras responsabilidades de acordo com a cultura familiar de cada pessoa.





PERÍODO DA VIDA IDOSA


Se inicia a partir dos 65 anos, e de acordo com cada pessoa seguimos com nossa rotina do dia a dia, e temos que ter cuidado dobrado com nossa saúde, pois inicia-se uma fase, onde o corpo do ser humano sente- se mais frágil.


E aí, gostou?

Que tal agora ouvirmos uma história de um boneco de pão de mel, sim, aquele mel que as abelhas produzem, mas em relação ao desenvolvimento do boneco foi bem diferente do ser humano e das abelhas, observe!

Para essa história ser mais legal, você precisa escolher um ursinho de pelúcia, ou até mesmo seu travesseiro, deitar-se e acomodar sua cabeça sobre ele, fechar seus olhos e escutar a história a seguir (não esqueça que depois tem uma atividade sobre o tema).

1, 2 e lá vai o...3.

Gostou da história?

Agora vamos fazer uma atividade?

ATIVIDADE:

Para realizar esta atividade você vai precisar:

- Revistas, livros e/ou jornais

- Folha em branco

- Tesoura

- Cola

Procure em revistas, livros e/ou jornais imagens de crianças, jovens, adultos e idosos e cole em uma folha, na sequência correta, para representar o desenvolvimento humano. Olha só como é fácil.

1º PASSO (crianças do Inf. 3, 4 e 5) : Escrever o seu nome, data, e o nome da atividade – DESENVOLVIMENTO HUMANO;



2º PASSO: Colar a primeira imagem, que represente a infância;



3º PASSO: Colar a imagem que represente a segunda infância;



4º PASSO: Colar a imagem que represente a pré-adolescência e adolescência;



5º PASSO: Colar a imagem que represente a vida adulta;



6º PASSO: Colar a ultima imagem, a que representa o idoso;




7º PASSO: Não se esqueça de fazer uma borda bem bonita;




8º PASSO (para crianças do inf. 3, 4 e 5): Escreva em baixo de cada imagem qual fase do desenvolvimento ela representa;




Viram só como foi fácil!!!!

Para finalizar e não esquecer mais sobre o desenvolvimento humano vamos ouvir uma música?


Quem lembra em qual dia da história da criação paramos?

O mundo que até então era sem forma e vazia, já tem céu e mar.

Opa... Já tá melhorando...

Mas é ruim só pisar na água, né?

Precisávamos de uma terrinha seca para poder correr e brincar.

Deus, que é muito esperto e gosta das coisas bem lindas, falou:

Apareça a terra seca.


Ufa... agora já temos terra sequinha.

E não parou por ai. Que na terra seca cresçam plantas e árvores disse Ele. E assim foi o terceiro dia.

Amanhã descobriremos o que aconteceu no quarto dia.

Tchau... Nos vemos na próxima aula.

E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. Gênesis 1:10-13

Logo Centro de Educação e Inclusão Social Betânia

41 3675-6610

Rua Judith Schluga, 629 - Mauá, Colombo - PR