Olá amigos!
Chegou o dia da nossa oficina de matemática!
O tema de hoje é: CHEIO e VAZIO.
Vamos lá?
Oficina para a casa dos brinquedos.
Descrição da atividade:
· Pegar 3 garrafas (pode ser garrafas pet, de refrigerante onde tem que ser transparentes) para representar e explicar sobre o assunto de hoje. Duas garrafas precisam que estar vazias e uma cheia de água ou suco de qualquer sabor.
· Mostrar objetos onde consiga demonstrar o cheio e o vazio, como: bexigas, copos, pratos e papel picado, potes ... sempre deixe um objeto cheio e outro vazio para que a criança consiga observar e identificar qual está cheio e vazio.
· Deixar a criança encher ou esvaziar o objeto utilizado.
Mão na massa!
· Iniciaremos fazendo a margem na folha e escrevendo o nome e a data.
· Em uma folha separada escreva o nome da criança para que ela possa visualizar e a acompanhe explicando letra por letra.
· Desenhe na folha sulfite dois potes de mel um ao lado do outro, sendo que um deles terá que ter um risco acima da metade para demonstra o limite do cheio e outo vazio.
· Questionar a criança sobre a diferenças entre os dois potes, perguntando:- O que tem de diferente entre os dois potes? -Qual está cheio e vazio? .
· Pedir para que a criança mostre qual deles está cheio e qual está vazio.
· Após a identificação com um lápis de cor amarelo a criança terá que colorir o liquido do pote representando o “mel”.
· Em seguida, com um pedacinho de papel (qualquer papel que esteja disponível) pedir para a criança rasgar e faça pequenas bolinhas, para colar em toda linha que forma o desenho do pote vazio.
Atividade:
Resursos:
· Folha sulfite;
· Lápis grafite;
· Papel (pode ser revista, jornal, folha de caderno...);
· Cola branca;
· Lápis de cor.
Um abraço para vocês das Tias Edna e Stephanie.
Oficina das casas Arca de Noé e Estações.
Vocês lembram onde as abelhas colocam seus ovos?
Isso mesmo, nos alvéolos do favo, depois esses ovos se formam uma larva até chegar na fase adulta.
Observem na imagem abaixo: existem alvéolos que estão cheios e outros vazios.
Descrição da atividade:
Primeiro momento: Realizar a margem e registro de nome e data.
Segundo momento: A criança irá relembrar o que significa cheio e vazio os país podem ajudar oferecendo exemplos com objetos que tem em casa. (exemplo: Potes com alimentos, bexiga, copo com água;)
Terceiro momento: A criança irá desenhar no sulfite duas colmeias, uma estará com o número 5 escrito abaixo, (a criança poderá fazer a tentativa da escrita do número sozinho) e a outra o número 0.
Na colmeia do numeral 5, a criança irá molhar o dedinho na tinta guache e fazer 5 alvéolos representando as quantidades. Na colmeia de número 0 colorir com o lápis de cor amarelo.
Apresente outros recursos para demonstrar a quantidade (exemplo: Lápis de cor, frutas e objetos).
Recursos:
Uma folha sulfite;
Tinta guache amarela;
Lápis de escrever;
Lápis de cor;
Nossa atividade ficará assim:
Um abraço carinhoso das Tias Maria e Suelen.
Comments