61-ATIVIDADES

Olá amigos!

Chegou o dia da nossa oficina de matemática!


O tema de hoje é: CHEIO e VAZIO.

Vamos lá?

Oficina para a casa dos brinquedos.



Descrição da atividade:

· Pegar 3 garrafas (pode ser garrafas pet, de refrigerante onde tem que ser transparentes) para representar e explicar sobre o assunto de hoje. Duas garrafas precisam que estar vazias e uma cheia de água ou suco de qualquer sabor.

· Mostrar objetos onde consiga demonstrar o cheio e o vazio, como: bexigas, copos, pratos e papel picado, potes ... sempre deixe um objeto cheio e outro vazio para que a criança consiga observar e identificar qual está cheio e vazio.

· Deixar a criança encher ou esvaziar o objeto utilizado.

Mão na massa!

· Iniciaremos fazendo a margem na folha e escrevendo o nome e a data.

· Em uma folha separada escreva o nome da criança para que ela possa visualizar e a acompanhe explicando letra por letra.

· Desenhe na folha sulfite dois potes de mel um ao lado do outro, sendo que um deles terá que ter um risco acima da metade para demonstra o limite do cheio e outo vazio.

· Questionar a criança sobre a diferenças entre os dois potes, perguntando:- O que tem de diferente entre os dois potes? -Qual está cheio e vazio? .

· Pedir para que a criança mostre qual deles está cheio e qual está vazio.

· Após a identificação com um lápis de cor amarelo a criança terá que colorir o liquido do pote representando o “mel”.

· Em seguida, com um pedacinho de papel (qualquer papel que esteja disponível) pedir para a criança rasgar e faça pequenas bolinhas, para colar em toda linha que forma o desenho do pote vazio.

Atividade:


Resursos:

· Folha sulfite;

· Lápis grafite;

· Papel (pode ser revista, jornal, folha de caderno...);

· Cola branca;

· Lápis de cor.

Um abraço para vocês das Tias Edna e Stephanie.


Oficina das casas Arca de Noé e Estações.


Vocês lembram onde as abelhas colocam seus ovos?

Isso mesmo, nos alvéolos do favo, depois esses ovos se formam uma larva até chegar na fase adulta.

Observem na imagem abaixo: existem alvéolos que estão cheios e outros vazios.


Descrição da atividade:

Primeiro momento: Realizar a margem e registro de nome e data.

Segundo momento: A criança irá relembrar o que significa cheio e vazio os país podem ajudar oferecendo exemplos com objetos que tem em casa. (exemplo: Potes com alimentos, bexiga, copo com água;)

Terceiro momento: A criança irá desenhar no sulfite duas colmeias, uma estará com o número 5 escrito abaixo, (a criança poderá fazer a tentativa da escrita do número sozinho) e a outra o número 0.

Na colmeia do numeral 5, a criança irá molhar o dedinho na tinta guache e fazer 5 alvéolos representando as quantidades. Na colmeia de número 0 colorir com o lápis de cor amarelo.

Apresente outros recursos para demonstrar a quantidade (exemplo: Lápis de cor, frutas e objetos).


Recursos:

Uma folha sulfite;

Tinta guache amarela;

Lápis de escrever;

Lápis de cor;

Nossa atividade ficará assim:



Um abraço carinhoso das Tias Maria e Suelen.

Logo Centro de Educação e Inclusão Social Betânia

41 3675-6610

Rua Judith Schluga, 629 - Mauá, Colombo - PR